Verta, Sebastian e Carlinho visitam UPA e devem oficializar recomendações

Wilson Verta (PSDB), Professor Sebastian (PSB) e Carlinho da Esmeralda (PSC) visitaram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ari Torres, na manhã de quinta-feira, dia 08. Os vereadores que integram a Comissão de Saúde da Câmara Municipal foram recepcionados pelo diretor administrativo Eder de Oliveira, fizeram perguntas a vários servidores e médicos, e também conversaram com pacientes e familiares.

“A preocupação dos vereadores da Comissão de Saúde da Câmara se deve justamente a um grande número de reclamações que recebemos na Câmara, especialmente quanto a pacientes internados que deveriam estar em leitos, mas que estariam em cadeiras. Nós checamos isso e, infelizmente, é verdade”, conta o presidente da Comissão, vereador Wilson Verta.

Segundo os vereadores, as medidas devem ser sugeridas ao prefeito interino Renato Gouveia (PR) e ao secretário Itamar Bonfim, em um documento que deve ser encaminhado pela comissão no início da próxima semana. No documento os parlamentares vão assinalar a situação encontrada na UPA, com pacientes há dois ou três dias ‘internados’ em cadeiras.

Além disso, problemas com material médico de má qualidade, falta de maqueiro, falta de técnicos de enfermagem e falta de leitos também serão apontados. Outra solicitação será pela instalação do aparelho de raio-x novo que há um ano está no corredor do hospital, encaixotado e sem uso.

De acordo com o que foi apurado pelos vereadores, atualmente há 9 leitos masculinos ocupados, 8 femininos e 1 isolamento, quando haveria condições de serem colocados para funcionar mais três leitos masculinos e um feminino. Além disso, defendem os vereadores, o setor pediátrico está funcionando com a metade de sua capacidade. Os parlamentares vão reivindicar que o Município contrate mais técnicos de enfermagem para colocar os novos leitos em funcionamento. Segundo eles, seriam precisos pelo menos mais oito técnicos para que mais 9 leitos passassem a atender a população.