Vereadores participam do Programa Democracia Ativa do Tribunal de Contas

Vereadores do Poder Legislativo Municipal de Tangará da Serra participam nesta quarta-feira, dia 31, do Programa “Democracia Ativa”, com palestras durante todo o dia, no auditório da Unic. O evento é realizado pelo O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) e reúne vereadores das cidades de Tangará da Serra, Alto Paraguai, Arenápolis, Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Noo do Parecis, Campos de Júlio, Comodoro, Denise, Diamantino, Nobres, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Sapezal e Santo Afonso.

Na abertura do evento, o auditor Substituto de Conselheiro do TCE-MT, Luiz Henrique Lima, explicou que o Democracia Ativa tem como objetivo contribuir com a melhoria da atividade parlamentar e também na eficiência do Poder Legislativo. “O Tribunal realiza esse programa, visando fortalecer a relação entre os poderes”, explicou.

No evento, TCE-MT, Poder Judiciário e a União das Câmaras Municipais de Mato Grosso debatem com os parlamentares municipais as soluções para os desafios no setor público. Entre os temas discutidos estão as atividades de controle externo e a fiscalização das contas públicas.

ABERTURA – A abertura do evento contou com a participação do prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB). Na mesa de honra, o presidente da Câmara Municipal de Tangará da Serra, vereador Hélio José Schwaab (PSD), representou os vereadores tangaraenses e das cidades representadas no evento.

PROGRAMAÇÃO – pela manhã os participantes assistirão a palestra Proteção à infância e Juventude, proferida pela psicóloga Valéria Martinazzo; a palestra Peças de Planejamento. Antes do intervalo para almoço, o evento deve contar com a presença do conselheiro presidente do TCE-MT, Antonio Joaquim.

À tarde a programação segue com a palestra “Gestão das Câmaras Municipais e direitos e deveres dos vereadores”, que será proferida pelo secretário chefe da Consultoria Técnica do TCE-MT, Edicarlos Lima Silva. O encerramento do evento está previsto para às 17h00.