Servidores da Câmara participam de curso de formação da Brigada de Incêndio e Emergência

Capacitar os servidores do Legislativo, para agir em possíveis incidentes no ambiente de trabalho, iniciativa proposta por meio do curso de formação da Brigada de Incêndio e Emergência. Com duração de três dias, as instruções foram encerradas nesta sexta-feira (23).

Desenvolvido nas dependências da Câmara e ministrado pelo bombeiro civil líder, Eduardo Narzetti, contemplou conhecimentos teóricos e práticos no combate a incêndio, prestação de primeiros socorros e atuação em casos de emergência, possibilitando que os novos brigadistas, estejam preparados para atuar de forma preventiva quanto à proteção a vida e ao patrimônio. É muito importante para a instituição ter esse conhecimento, são as primeiras medidas adotadas antes da chegada do Bombeiro, ações que contribuem para controlar possíveis sinistros, e priorizam a preservação da vida e do patrimônio, resguardando o bem-estar de todos os servidores da Câmara”, destacou Narzetti.

Quando há uma ocorrência, a brigada de incêndio da Casa atuará para garantir que os prejuízos sejam evitados ou pelo menos minimizados até a chegada dos Bombeiros, que vão realizar o combate efetivo ao incêndio e o salvamento de pessoas. “Eu estou aperfeiçoando novos conhecimentos, é um curso muito válido para termos condições de agir com sabedoria e segurança quando houver necessidade, até a chegada dos bombeiros”; enfatiza o servidor Roseval Pereira.

No que tange o combate a incêndio os servidores tiveram acesso a teoria do fogo, prevenção, equipamento de operação manual, de sistema físico e operação automática, métodos de extinção, classes de incêndio, extintores e hidrantes, além de técnicas de primeiros socorros como a reanimação cardiopulmonar (RPC), estado de choque, fraturas, ferimentos, queimaduras, movimentação, remoção e transporte de vítimas.

Com a formação da brigada, a Câmara cumpre as exigências de segurança contra incêndio e pânico, considerando que a brigada é obrigatória em todas as edificações, com mais de 20 funcionários, como também aumenta a segurança na edificação, sendo a composição da equipe de brigadistas, parte constituinte para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)