Rua 37 do Bairro Jardim Sangri-lá, se chamará Herondina Rosa Thomaz da Silveira (Vó Dada)

Familiares de 'Vó Dada', receberam a homenagem prestada pela Câmara Municipal.

A Rua 37, localizada no Bairro Jardim Shangri-lá se chamará ‘Vó Dada’ em homenagem a pioneira falecida em 2022. A nominação proposta através do 𝐏𝐑𝐎𝐉𝐄𝐓𝐎 𝐃𝐄 𝐋𝐄𝐈 𝐍º 𝟐𝟎/𝟐𝟎𝟐𝟑, de autoria do Legislativo, visa homenagear a carioca, nascida em 1936, na cidade de Trajano Morais, Rio de Janeiro.

No texto, a vereadora proponente Elaine Antunes (PODE) justifica que a homenagem se deve ao reconhecimento a sua dedicação a comunidade do bairro que residiu por três décadas. Conhecida pela receptividade e carinho com os moradores, ´Vó Dada’ estava sempre de portas abertas e recebia com alegria todos àqueles que precisavam de amor e atenção.

“Dona Herondina (Vó Dada), e família chegou a Tangará da Serra no dia 06 de fevereiro de 1978, junto ao seu esposo Sr. Benedito, para trabalhar na empreita de café na Fazenda Palmeira, como carpinteiro na Fazenda Sul da Mata, e residiram por nove anos na Zona Rural do Município. Vó Dada tinha grande carinho e apreço por todos os moradores do bairro e conquistava todos com sua simpatia e reciprocidade. Como sempre foi do lar, estava sempre de portas abertas para receber visitas e oferecer aquele velho e bom café, acompanhado de um delicioso pão caseiro que fazia com muito amor, se tornando assim uma pessoa muito humana e dedicada aos moradores do bairro”.

Vó Dada morou por 33 anos no Jardim Shangri-Lá, e faleceu no dia 11 de outubro de 2022, deixando muitas saudades a seus familiares e amigos. A nominação da Rua 37, foi aprovada por unanimidade, 13 votos favoráveis, a matéria segue para sanção do Executivo, e se torna vigente, após a publicação no Diário Oficial do Município. Confira a biografia de ‘Vó Dada’.

HERONDINA ROSA THOMAZ DA SILVEIRA

(VÓ DADA)

*14/01/1936          +11/10/2020

Nascida em 14 de janeiro de 1936, na cidade de Trajano Morais no Estado do Rio de Janeiro, filha de Benedito Thomaz e Maria Rosa Thomaz. No ano de 1954 com 18 anos de idade, mudou para cidade de Terra Boa Estado do Paraná, onde conheceu Pedro Gonçalves e logo após se casaram, tiveram seis (6) filhos frutos dessa união sendo, Ezequias Gonçalves, Noemi Gonçalves, Esdra Gonçalves, Izaac Gonçalves, Valdecir Gonçalves, e Valdelice Gonçalves.

Herondina Rosa Thomaz da Silveira ficou viúva aos 26 anos de idade, onde teve que batalhar para cuidar dos seus seis (6) filhos, e passando por dificuldades começou a receber ajuda da Igreja Batista o que veio a dar um acalento ao sofrimento que enfrentava. Após seis (6) anos que estava viúva, conheceu e casou se com Senhor Benedito Cardoso da Silveira, que também era viúvo e já tinha sete (7) filhos do casamento anterior.

Com essa união, se formou uma grande família, e Herondina mais conhecida como Dada, passou a se chamar Herondina Rosa Thomaz da Silveira. Como fruto dessa união nasceu mais quatro (4) filhos sendo eles, Rute Cardoso da Silveira, Silvio Cezar da Silveira, Sandra Cardoso da Silveira e Márcia Regina da Silveira, onde com muito carinho dizia; “OS MEUS, OS SEUS E OS NOSSOS”.

Herondina e família chegaram a Tangará da Serra no dia 06 de fevereiro de 1978, aonde seu esposo Senhor Benedito viera trabalhar na empreita de café na Fazenda Palmeira, e trabalhou também como carpinteiro na Fazenda Sul da Mata, e residiram por nove (9) anos na Zona Rural do Município.

Por meio de visitas a sua filha Rute Cardoso que já residia Jardim Shangri-Lá, e onde já era conhecida por todos como VÓ DADA em 1987 mudou–se para o referido bairro residindo no mesmo terreno que sua filha na Rua Olívio de Lima n° 1133. Vó Dada (Dona Herondina) tinha grande carinho e apreço por todos os moradores do bairro e conquistava todos com sua simpatia, e tinha reciprocidade dos moradores. Como sempre foi do lar, nunca trabalhou fora, estava sempre de portas abertas para receber visitas e oferecer aquele velho e bom café acompanhado de um delicioso pão caseiro que fazia com muito amor, se tornando assim uma pessoa muito humana e dedicada aos moradores do bairro.

Herondina ficou viúva do segundo casamento em 18 de agosto de 2002 o que permaneceu por quase 20 anos, onde teve a companhia e ajuda dos filhos. Vó Dada teve 55 netos, 58 bisnetos e 4 tataranetos, alem dos vários filhos e netos de coração e consideração que recebiam todo carinho e atenção de sua parte. Vó Dada morou por 33 anos no Jardim Shangri-Lá, vindo a falecer no dia 11 de outubro de 2022, deixando muitas saudades a seus familiares e amigos.

Diante o exposto, nada mais justo que homenagear essa pessoa que teve sua importância para o município, nominando para Rua Herondina Rosa Thomaz da Silveira (VÓ DADA), a Rua 37, e toda sua extensão, no Jardim Shangri-Lá, bairro onde residiu por 33 anos.