Professor Sebastian sugere que Semec promova cursos de formação sobre autismo

Professor Sebastian (PSB) encaminhou indicação ao Poder Executivo Municipal, com cópia à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), sugerindo a promoção de seminários e cursos de formação no Estudo do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O vereador argumenta que é importante que o tema seja discutido de forma ampla, considerando o grande número de profissionais nas áreas de licenciatura que num curto prazo terão contato com crianças e podem se deparar com casos de autismo.

“A preocupação é com estes profissionais que estão se formando e também com os que já atuam, para que haja a inteiração não só desses profissionais, como também da família que é ator principal no desenvolvimento da criança”, conta o vereador Professor Sebastian ao lembrar que a Lei Federal 13.146/15 instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência que, em seu Capítulo IV, trata do Direito à Educação.

“É necessário promover encontros que discutam e debatam sobre a inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista. E em meio as nossas pesquisas sobre o assunto, descobrimos que existe um programa denominado PITE, o Programa para Inclusão do TEA na Escola, que tem como objetivo orientar profissionais da educação sobre o passo a passo da Inclusão Escolar do Autista”, explica o vereador.

O PITE foi elaborado pela doutora Dayse Serra, pesquisadora em Autismo, e traz uma série de apontamentos desde material didático, legislação, colocando a família com mediadora do aluno, orientando a inclusão para o aprendizado. “É preciso que o poder público instigue o debate sobre o assunto e estimule a formação”, defende o vereador.

UNITAN – Professor Sebastian solicitou do secretário Municipal de Saúde, Itamar Bonfim, a realização de mutirões mensais para coleta de sangue. Segundo ele, a sugestão chegou ao seu gabinete por meio das redes sociais. “Os munícipes solicitam a necessidade de pelo menos um sábado ao mês, em período integral, que seja realizado um mutirão de coleta de sangue”, diz.

A medida facilitaria o acesso da população a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Tangará da Serra (UNITAN). “Mesmo amparados por lei no sentido de se ausentarem do trabalho para a doação de sangue, muitos ainda não se sentem a vontade para isso, achando por bem que fosse definido um dia no mês, de preferência aos sábados, a fim de contribuir com a UNITAN”, justifica Professor Sebastian, citando exemplo de Cuiabá que realiza o mutirão com sucesso.