Professor Sebastian quer multa para quem passa trote no SAMU

Professor Sebastian (PSB) apresentou projeto que tramita na Câmara Municipal estipulando multa para pessoas flagradas ao passar trotes através dos telefones do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O autor do Projeto de Lei 13/2016 diz que o problema chegou a um ponto em que o poder público precisa agir mais incisivamente.

“O assunto se tornou um problema aos profissionais que atendem as principais emergências no Brasil. No município de Tangará da Serra a ação delinquente não difere do restante do País. SAMU, bem como Bombeiros e Polícias sofrem com esse tipo de atitude que acaba desfalcando o pouco número de servidores desses órgãos e promovendo muitos contratempos”, explica o vereador Professor Sebastian.

Segundo o parlamentar, os órgãos de segurança pública não constam na minuta do Projeto, uma vez que o assunto adentra a competência do Estado. Contudo, explica Professor Sebastian, é fato notório que o serviço de atendimento do SAMU, presta um serviço de urgência e emergência, o que leva a crer que aqueles que passam trotes no serviço, podem, com suas ações, causar a morte de pessoas que aguardam atendimento.

“Portanto, coibir essa atitude, penalizando o infrator, pode ser um mecanismo eficiente, para evitar essa conduta. Ademais, a penalização em valores altos, gera uma punição preventiva, que pode diminuir a reincidência”, defende o vereador ao argumentar que além de causar despesas pelo atendimento que não existe, as ligações de trotes podem congestionar as linhas, impedindo, por conseguinte, que atendimentos reais sejam feitos.

Vale ressaltar que o Parlamentar reconhece a existência de legislação sobre o tema, inclusive de Projetos em tramitação, porém entende que uma legislação municipal contribuirá sobremaneira sobre essa questão.