Parlamento concede Moção de Aplausos ao Senhor Selton José Vieira
Em Sessão Ordinária realizada na última terça-feira, 18 de fevereiro, o Plenário Municipal prestou homenagem ao Senhor Selton José Vieira, por meio da Moção de Aplausos nº 3 de 2025, pelos relevantes serviços prestados ao município de Tangará da Serra.
A indicação é de autoria do vereador Renato Calhas (UNIÃO), que no texto da propositura ressalta os feitos e contribuições do homenageado cuja trajetória social se inicia como membro do Grupo de Jovens da Igreja Católica, em seguida se torna presidente da Pastoral da Juventude, logo após ingressa como membro do Rotaract (jovens). Foi presidente do Rotary Club Tangará da Serra na gestão 2010/2011, e atualmente é membro associado e Diretor DQA da organização. Nos últimos 10 anos, também foi voluntário no Conselho do FUNREBOM (Bombeiros), CONCIDADE (Desenvolvimento Urbanístico da Cidade) e Presidente voluntário do CMDDPI (Conselho Municipal de Defesa da Pessoa Idosa de Tangará) por 4 anos.
No presente, é Membro e Atual Venerável Mestre da Loja Maçônica Marechal Rondon 4.176 de Tangará da Serra. Foi inclusive através de indicação da última que Selton ingressou como membro no CMDDPI, que desenvolveu importantes projetos, como a ampliação e total reforma do Lar do Idoso e, mais recentemente, junto à FUMAPPI (Fundo Municipal de Apoio A Política da Pessoa Idosa), acolheu e aprovou um projeto para a execução de uma grande obra na APAE de Tangará da Serra, que possibilitará a criação e estruturação de oficinas de atendimento aos alunos especiais que já não estão em fase escolar por conta da idade.
Diante ao empenho e dedicação à comunidade tangaraense, em especial à população idosa, o Poder Legislativo manifesta aplausos e congratulações ao Senhor Selton José Vieira. A Câmara Municipal de Tangará da Serra estabelece, no Regimento Interno da Casa a concessão de títulos e honrarias a pessoas e instituições que desempenham ações em prol do crescimento, proteção, defesa e desenvolvimento da cidade.
BIOGRAFIA
Mudou-se com a família aos 07 meses de Idade para Tangará da Serra MT, vindo de CERES – GO, sua cidade Natal. Começou trabalhar aos 12 anos, nos horários em que não estava na escola, nas férias ajudava o pai no sítio nas atividades rurais, bem como, quando tinha algum tempo meio livre, pegava os terrenos dos vizinhos para campinar. Também trabalhou de mecânico e pintor de Carro e já aos 22 quando na Faculdade de Administração de Empresas, especializado em Gestão de Agronegócios, resolveu migrar para a profissão para a qual estava estudando.
Neste período sempre desde os 15 anos esteve envolvido voluntariamente, em diversas causas sociais, começando como membro de um grupo de Jovens da Igreja Católica, depois presidente da Pastoral da Juventude, depois Membro do Rotaract (jovens), Rotariano por 14 anos, Membro e Atual Venerável Mestre da Loja Maçônica Marechal Rondon 4.176 de Tangara da Serra. Foi presidente do Rotary Club Tangará da Serra gestão 2010/2011, e atualmente sou membro associado e Diretor DQA. Nestes últimos 10 anos, também foi voluntário no Conselho do Funrebom (Bombeiros), Concidade (Desenvolvimento Urbanístico da Cidade), Presidente voluntário do CMDDPI (Conselho Municipal de Defesa da Pessoa Idosa de Tangará) por 04 anos. Em sua experiência junto ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, membro voluntário indicado pela Loja Marechal Rondon 4.176 de Tangará da Serra.
Desenvolveu voluntariamente, um trabalho extremamente importante para Reorganização legal deste conselho, estudando e contestando as elações sem embasamento legal, quanto a proibições de utilização dos recursos do FUMAPPI. Na ânsia para fazer andar e dar destinação a recursos que estavam paralisados no Fundo, já algum tempo, o mesmo incentivou e ajudou na elaboração dos projetos das entidades, para que viessem pleitear recursos para utilização dos o repasse para uma Ampliação e Total Reforma no Nosso Lar do Idoso de Tangara da Serra. Bem como mais recentemente, o CMDDPI e o FUMAPPI, acolheram e aprovaram o Projeto de uma grande Obra em execução na APAE de Tangará da Serra, para criação e Estruturação de Oficinas para atendimento aos Alunos Especiais que já não mais estão em fase escolar para ir a APAE, mais que por terem ido à vida toda e agora acima dos 45, 50 e até 60 anos se ficarem em casa se sentem deslocados e alguns ficam em suas casas, no portão boa parte do dia todo esperando o Ônibus que passava para os levar a escola. Então assim poderão fazer aulas de teatro, cozinha, atividades em geral juntamente com suas famílias, possibilitando uma melhor qualidade de vida na Melhor Idade.
Fez isto, provocando encontros com a Gestão Municipal, Contabilidade Procuradoria Geral, Entidades e ajudando editar as alterações devidas, para dar amparo legal e fluidez aos processos de registrar entidades, acolher os projetos e demandas das mesmas, analisar, aprovar e autorizar a Gestão Municipal a Contratar o repasse para importantes Obras de apoio a melhoria na Qualidade de Vida da Pessoa Idosa em Tangara da Serra. Importante divulgador da Campanha de Destinação de Imposto de Renda ao FUMAPPI, Fundo Municipal de Apoio a Pessoa Idosa em nosso município. Onde somente de posse destes recursos foi possível repassar mais de cinco milhões as entidades Nosso Lar do idoso e APAE Tangará, onde se vê os resultados de importantes e expressivas Obras para acolher idosos.