Moção de Aplausos: docente John Muller dedica a carreira a ensinar Libras

Em sessão ordinária, realizada no Plenário da Câmara Municipal de Tangará da Serra, na tarde desta terça-feira (01), os vereadores entregaram Moção de Aplausos ao professor de Libras, John Muller Couto Prado. A honraria, proposta pelo vereador Wilson Verta, recebeu aprovação unânime.

“Essa é uma justa homenagem pelo trabalho valoroso que o professor John faz por nossa comunidade. É o reconhecimento por toda dedicação dele,  que luta para fortalecer a cultura surda, especialmente a partir da Libras,  transmitindo conhecimento e permitindo a comunicação pela língua dos sinais”, ressalta Verta.

Para o professor, o caminho para promover acesso ao conhecimento, à comunicação e à inclusão é árduo, mas vale a pena ao ter o trabalho reconhecido e valorizado.

“Muito feliz por receber essa moção, considerando que o trabalho vem sendo executado há muito tempo na sociedade. O processo de inclusão dos surdos é muito importante e não somente na comunidade religiosa, é preciso realizar um esforço e um trabalho permanente para que essa inclusão aconteça de forma efetiva”, defende.

Seu primeiro contato com a língua de sinais e outras pessoas surdas foi na adolescência. Aos 16 anos, no trabalho, quando ao atender um aluno surdo não conseguiu ajudar, transformou a limitação em se comunicar e ação para desenvolver, e buscou o curso de LIBRAS. Aos 18 anos, ingressou no Seminário Menor de Santa Helena de Goiás, onde fundou a Pastoral da deficiência auditiva e/ou surdo, auxiliando e interpretando nas missas e em encontros de catequese.

Em maio de 2013 se mudou para Tangará da Serra, e lecionou LIBRAS pelo SENAC. Hoje em dia, é professor de Libras, na Escola Mega Cursos e Treinamento, e também, colabora com a Fundação da Pastoral da Inclusão Social na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, seguindo a missão de acolher e incluir pessoas com deficiência, amparar vítimas de violência, além dos marginalizados pela sociedade e doentes, se sagrando como docente, intérprete e líder comunitário.