Luiz Henrique volta a sugerir concorrência pública para novo terminal rodoviário

Luiz Henrique Barbosa Matias (PTB) apresentou esta semana uma nova indicação com sugestão para que o Poder Executivo Municipal solucione de uma vez por todas o problema do terminal rodoviário de Tangará da Serra. Esta é a décima proposta encaminhada pelo vereador ao Governo Municipal, sugerindo medidas já adotadas por outras cidades, inclusive em Mato Grosso, para solucionar a situação da falta de um novo terminal. Luiz Henrique defende a realização de concorrência pública para viabilizar a construção. Com a concorrência, a empresa vencedora teria a concessão de exploração dos serviços prestados e, como contrapartida, ficaria responsável pela obra do novo prédio.

“A proposição visa prioritariamente sugerir à administração pública a adoção de medidas de interesse público (...) Que através de concorrência pública [o Município] inicie a construção de um novo Terminal Rodoviário Municipal. Assim, com a concessão de exploração dos serviços prestados pelo mesmo, tendo em vista a grande necessidade de um novo terminal”, diz o vereador Luiz Henrique, ao lembrar que Tangará da Serra registrou aumento populacional duplicado nas últimas duas décadas e o atual terminal rodoviário já não suporta a demanda.

Segundo o vereador, o prédio atual foi construído na década de 90, quando a população era bem menor. Outro problema apontado por Luiz Henrique é a localização, que dificulta as manobras dos ônibus pelo grande numero de veículos que transitam naquela região, por estar no centro da cidade. Além disso, afirma o vereador, a localização facilita a aglomeração de andarilhos e vendedores de produtos ilícitos, deixando a população que por ali transita em um estado total de insegurança.

Luiz Henrique conta que tomou conhecimento de algumas cidades, como por exemplo Rondonópolis, onde foi construído um novo Terminal que foi repassado, através de critérios legais, para uma concessionária administrar. A concessão, na avaliação do vereador é viável ao Município de Tangará da Serra, pois viabiliza a construção do novo prédio e melhora o atendimento à população.

COBRANÇAS – Esta não é a primeira vez que o vereador Luiz Henrique apresenta a mesma sugestão na Câmara. Somente nesta legislatura, ele apresentou a proposta pela primeira vez em março de 2013, sendo repetida em setembro do mesmo ano, em fevereiro, junho e setembro de 2014, e novamente apresentada em março e agosto de 2015, e também em abril deste ano.