Hélio destaca economia feita pelos vereadores

Em 2017 a Câmara Municipal de Tangará da Serra economizou mais de R$ 1 milhão e 700 mil reais. Desse total, R$ 240 mil foram economizados da verba indenizatória a que os parlamentares têm direito de acordo com a Lei 3134, de 02 de junho de 2009. As informações são do presidente da Câmara, vereador Hélio da Nazaré (PSD), que destacou as medidas implementadas pelos parlamentares para a utilização adequada dos recursos públicos.

“O objetivo é economizar, mas sem que isso atrapalhe o bom andamento dos trabalhos. A ida até a capital do Estado, a busca de recursos e projetos para resolver os problemas dos bairros depende muitas vezes de gasto com combustível, alimentação. Então, há um custo e é preciso compreender que isso é razoável. Já quando se fala em economizar cem porcento é preciso colocar na balança, ver até onde isso é produtivo. O que eu tenho visto é que os vereadores tem utilizado os recursos de forma moderada”, avalia o presidente da Câmara.

Hélio lembra que de acordo com a legislação a verba de natureza indenizatória é destinada ao ressarcimento de despesas relacionadas às atividades parlamentares, até o limite mensal de R$ 2.650,00, por parlamentar, não podendo ultrapassar o limite de R$ 31.800,00 ao ano. Os recursos, lembra o presidente, também só são ressarcidos quando comprovadamente tiverem sido utilizados em atividades relacionadas com a representação dos interesses sociais, fiscalização institucional, legislação, bem como todas aquelas de caráter cultural ou político onde haja interesse público.

Além dos R$ 240 mil economizados em verba indenizatória, os vereadores também contribuíram com outras medidas que resultaram numa economia de mais de R$ 1 milhão e 400 mil, resultando em um total de R$ 1 milhão 704 mil e 90 reais devolvidos ao Poder Executivo Municipal. O resultado da economia feita em 2017, na gestão do atual presidente Hélio da Nazaré (PSD), foi devolvido em dezembro.

“O saldo positivo do duodécimo é resultado de uma Câmara Municipal pautada pela utilização moderada dos recursos, com servidores eficientes e vereadores que trabalham com determinação e ao mesmo tempo conseguem economizar e, com isso, auxiliar o Município na solução de problemas da cidade”, explica o presidente da Câmara ao lembrar que os vereadores têm mantido diálogo com o Poder Executivo solicitando que os recursos sejam aplicados especialmente na saúde pública.