Fumaça densa que encobre Tangará é causada por incêndios na região
Tangará da Serra amanheceu nesta quarta-feira (04), encoberta por fumaça proveniente de queimadas na região.
A visibilidade é baixa e requer atenção, especialmente no trânsito, a fumaça impede insclusive de enxergar o horizonte, até o sol mudou de cor, o tradicional amarelo deu lugar aos raios alaranjados. Segundo o Comandante do Corpo de Bombeiros, Capitão Caique Xavier Lima, a fumaça densa que encobriu a cidade, foi intensificada por queimadas que ocorrem na região.
“São queimadas que ocorrem em outras regiões e devido à direção dos ventos provocou o problema, são incêndios localizados em Nortelândia, Santo Afonso e Alto Paraguai, condição que contribui para o fenômeno visto em Tangará da Serra”, enfatiza.
No município a unidade operacional quantificou cinco ocorrências, com focos que atingiram a área rural e lotes urbanos nas regiões dos bairros Jardim São Paulo, Vila Horizonte, Jardim dos Ipês e Jardim Tanaka.
“Nós tivemos dois incêndios em terrenos urbanos de maior proporção, mas foram controlados rapidamente pela nossa equipe com o apoio dos servidores da prefeitura, mas antes dessas ocorrências, já havia muita fumaça na cidade, os dois incêndios potencializaram, mas atribuímos essa fumaça densa, as grandes queimadas que atingem a região do Alto Paraguai”, destaca o comandante.
Segundo dados do site de meteorologia ClimaTempo, os termômetros registraram nesta quarta, máxima de 39 graus, a umidade relativa do ar está abaixo de 20% aumentando os riscos de incêndios florestais e de problemas à saúde da população. Não há previsão de chuva para os próximos 15 dias na região.
Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)