Em sessão extraordinária, vereadores votam R$ 640 mil para ações emergenciais do SAMAE

Sílvio Sommavilla (PDT) convocou os vereadores tangaraenses para uma sessão extraordinária a ser realizada nesta quarta-feira, dia 19, às 20h, na Câmara Municipal. Esta será a 4ª extraordinária realizada este ano. Na sessão os parlamentares municipais votarão o Projeto de Lei 165/2016, que autoriza abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 640 mil na Lei Orçamentária Anual (LOA), para custear despesas do Serviço Autonomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE).

De acordo com o projeto encaminhado no fim da tarde desta quarta-feira ao Poder Legislativo Municipal, os recursos serão utilizados para a contratação da prestação de serviços de locação de caminhões pipa, locação de motobombas, perfuração de poços artesianos, melhorias no sistema de abastecimento de água e serviços imprevistos. Na mensagem encaminhada pelo prefeito Fábio Junqueira (PMDB) aos vereadores, a afirmação de que as contratações são necessárias “devido a situação emergencial que encontra-se o abastecimento de água”.

A justificativa do projeto ainda informa que a Estação de Tratamento de Água, responsável por grande parte do abastecimento de água do Município, normalmente utiliza duas represas próximas ao Rio Queima-Pé. “Porém os níveis das represas que compõem o sistema de reservação emergencial de água bruta para auxílio na disponibilidade hídrica do córrego Queima-Pé sofreram forte baixas”, diz o documento.

“Desta forma, verificamos a necessidade de adoção desta medida emergencial, possibilitando a segurança na contituidade do abastecimento de água nas redes de distribuição da cidade e evitar prejuízos maiores para os consumidores quanto ao problema da falta de água”, afirma a mensagem.

Antes da votação, o PL 165/2016 deve receber pareceres das comissões permanentes da Câmara. O projeto será votado em regime de urgência especial, em único turno (discussão única). Se aprovado, segue à sanção do Poder Executivo Municipal para, então, entrar em vigor.