É falso!Urna não anula voto do eleitor que apertar ‘confirma’ durante aviso de conferência

Estão compartilhando na internet que o eleitor perderá o voto caso aperte a tecla “confirma” da urna eletrônica, enquanto o equipamento exibe o aviso para conferir a escolha do candidato, informação falsa de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A nova função foi adotada pela Justiça Eleitoral nas Eleições de 2022, e inclui atraso de um segundo no sistema para que o eleitor possa conferir os números digitados antes de confirmar o voto, ou seja, o breve tempo permite ao cidadão, se certificar que inseriu a numeração correta, em seguida, basta clicar no botão verde (Confirma), para concluir a votação. O mesmo vale para os votos nulos, em branco, e também para corrigir algum dígito.

Confira o esclarecimento em vídeo produzido pelo canal do TSE no YouTube.

 

Simulador de votação

 

Também é possível testar a funcionalidade por meio do simulador de votação na urna eletrônica para as Eleições Municipais de 2024, que conta o tempo a mais para a confirmação do voto. Treinando na ferramenta com antecedência e observando como funcionará esse intervalo para verificar o voto, o eleitor contribuirá para reduzir o tempo de espera nas filas das seções eleitorais.

 

 

 

Com informações; TSE