Dia da Independência do Brasil: 7 de setembro
Popularmente conhecido como ‘7 de setembro’, a data é um feriado nacional, também chamado de ‘Dia da Pátria’, uma das celebrações mais importantes e significativas para o País.
Neste dia no ano de 1922, Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga (atual cidade de São Paulo), foi protagonista de um marco da nossa história; deu o “grito da independência”, rompendo a ligação com Portugal, e assim, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e se tornou uma nação independente. Durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, o primeiro presidente do Brasil após a ditadura de Vargas, o Dia da Independência, foi instituído feriado nacional no calendário brasileiro, lei reforçada e modificada no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Marcado por comemorações públicas em todo o País, a data é celebrada através de desfiles cívicos que envolvem em especial, a comunidade escolar. Em Tangará da Serra a marcha ocorreria na Avenida Brasil, mas devido as condições climáticas, a organização cancelou o evento (Decreto n°534). Conforme a previsão meteorológica a temperatura máxima sera de 39°C para este sábado, 7 de setembro e considerando os riscos à saúde da população perante à combinação de alta temperatura e baixa umidade do ar, o desfile foi 𝐂𝐀𝐍𝐂𝐄𝐋𝐀𝐃𝐎.