Câmara Municipal inaugura sistema de votação eletrônica

Sílvio Sommavilla (PDT) inaugurou esta semana o novo sistema de votação eletrônico da Câmara Municipal de Tangará da Serra. Adquirido por meio de licitação na modalidade pregão (Pregão 14/2016), o novo sistema de votação do Poder Legislativo representa um investimento de R$ 80.760,00. Adquirido da empresa Visual Sistemas Eletrônicos, vencedora da licitação, o sistema conta com Painel Eletrônico de Votação composto por quatro monitores, além de 16 terminais de votação com sistema de identificação do parlamentar por meio de biometria.

“Economia em tempo, resultando em mais agilidade. Além disso, representa total transparência nas atividades legislativas, a otimização das atividades parlamentares, tornando possível uma maior visibilidade dos trabalhos em plenário. É a modernização do Poder Legislativo de Tangará da Serra”, defende o presidente da Câmara, vereador Silvio Sommavilla, ao apontar, como uma das vantagens do novo sistema, a emissão de documentos e relatórios em tempo real.

O sistema conta com software e gerenciador que permite verificação de quórum, o controle do tempo de fala dos oradores nos microfones, exibição dos resultados das votações no painel e exibição de mensagens. E ainda possibilita a emissão de relatórios que poderão ser impressos ou acessados por tela, como: lista de presença, resultados das votações apontando itens votados, descrição, sessão, modalidade da votação, nome dos parlamentares e seus partidos e voto (nos casos de votação nominal).

Ao Legislativo tangaraense, a Visual também forneceu mão de obra para a estruturação do painel e instalação dos softwares, além do serviço de orientação para o eficaz funcionamento da votação eletrônica. O sistema garante o controle integral de todos os eventos das sessões plenárias, incluindo registro de presença, vinculação de conteúdo multimídia.