Câmara discute implantação de Escola Cívico-Militar em Tangará da Serra

Ascom/Câmara Municipal

Nesta sexta-feira, dia 13, a Câmara Municipal de realiza a Audiência Pública sobre a Implantação de Escola Cívico-Militar em Tangará da Serra. O evento é realizado em atendimento a requerimento aprovado por unanimidade em sessão ordinária realizada no dia 03 de dezembro. O evento contará com a presença de representantes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Poder Executivo Municipal, Polícia Militar e sociedade civil organizada.

Durante o evento a população será ouvida sobre a Lei Estadual 10.922/2019 que cria no âmbito de Mato Grosso as escolas militares. A medida prevê a criação ou transformação das unidades específicas da rede pública de ensino fundamental e médio do estado.  Atualmente Mato Grosso conta com oito escolas militares nas cidades de: Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Juara, Confresa, Nova Mutum e na capital Cuiabá.

As escolas destacam-se pela qualidade no ensino, conquista especialmente por conta da disciplina militar que orienta os estudantes a focarem no conteúdo apresentado pelos professores. De acordo com a avaliação do Inep realizada em 2017, as escolas militares estão entre as mais bem colocadas no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

INDICAÇÕES – No Legislativo tangaraense a implantação de uma escola militar vem sendo reivindicada desde 2016. Apesar das cobranças, a implantação parece mais próxima com a aprovação de uma legislação estadual específica e com o interesse do Governo Federal, que pode liberar recursos para a construção e implantação de escolas militares.