Câmara aprova título de utilidade pública à Associação Cultural Arte e Dança (ACAD)
Os vereadores aprovaram em discussão única na sexta Sessão Ordinária (24.02), o Projeto de Lei nº 19/2025 do Poder Legislativo, que declara a Associação Cultural Arte e Dança (ACAD) de utilidade pública em Tangará da Serra.
A proposta de autoria da vereadora Zi Lima (PRD) defende que os artistas que compõem sua estrutura contribuem para a melhoria da vida das pessoas, sobretudo crianças e adolescentes através da educação combinada à dança, para o fomento da cultura e da arte em Tangará da Serra.
“A Associação Cultural Arte e Dança, (ACAD) foi criada em 2022, atua no cenário cultural de Tangará da Serra região e representa o município e o estado de Mato Grosso, em diversos eventos. Acreditamos que a promoção da cultura é a defesa e continuidade de todo o patrimônio cultural, material e imaterial, apresentando papel decisivo para o desenvolvimento do ser humano em sua totalidade”.
Atualmente a Associação é composta por quatro núcleos de produção de conteúdo; Os de Fora, Cia Attitude, Aerodance e Oásis. Ao conceder o título, o poder público reconhece que a ACAD em consonância com o seu objetivo social e sem fins lucrativos, presta serviços à coletividade. O projeto aprovado por unanimidade, 13 votos favoráveis, segue para sanção do Executivo, e ao se tornar Lei, a associação ACAD poderá inscrever-se em editais, estando apta a obter recursos públicos, para a manutenção do trabalho em prol da cultura em Tangará da Serra.
Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)