Câmara abre edital para credenciamento de tradutor e intérprete de Libras

A Câmara Municipal de Tangará da Serra abriu edital para o credenciamento de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), com vista a atuar nas traduções de sessões legislativas e em eventos oficiais.

Com o intuito de promover a inclusão e a acessibilidade o Poder legislativo garantirá que pessoas com deficiência auditiva tenham pleno acesso às informações e deliberações ocorridas nas sessões e eventos realizados pelo Órgão, promovendo a igualdade de oportunidades e respeito às diferenças. Desse modo, a comunicação entre a Câmara Municipal e a comunidade surda, se tornará mais eficaz e assertiva, assegurando ao deficiente auditivo, participar ativamente do processo democrático. Ademais, o credenciamento de intérpretes de LIBRAS cumpre as obrigações legais estabelecidas pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) e pela Constituição Federal de 1988, que garantem o direito à acessibilidade e à comunicação para pessoas com deficiência.

O edital nº01/processo nº 26/2024,oferece vaga para tradutor e intérprete de Libras e requer qualificação especializada, com o Ensino Superior Completo acrescido de diploma de cursos de extensão, de formação continuada, de especialização em Libras, com carga horária mínima de 360 horas, reconhecidos pelo Ministério da Educação.  O processo de credenciamento, no qual serão submetidos os interessados, permite a administração legislativa, convocar os profissionais que atenderão a Câmara Municipal em sistema de rodízio. O valor da hora, conforme tabela profissional é de R$ 187,20.

O chamamento permanece aberto até 31 de agosto de 2025. A habilitação será analisada pela Comissão de Contratação, responsável por selecionar os inscritos conforme a ordem de credenciamento. A documentação requerida deverá ser apresentada em meio digital, encaminhada por e-mail para o endereço:  (secretaria@camaratga.mt.gov.br). Eventuais dúvidas relacionadas ao credenciamento poderão ser sanadas através do Fone: (65) 3311-4603.

Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)