Boa Esperança do Norte, novo município de Mato Grosso terá primeira eleição em 2024

Boa Esperança do Norte, novo município de Mato Grosso terá primeira eleição em 2024

Foto: Reprodução/ Web

Boa Esperança do Norte (MT), que teve sua criação atestada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em outubro de 2023, contará com um eleitorado de 4.243 votantes neste pleito.  

Até então, considerada Distrito de Sorriso, Boa Esperança do Norte foi criada, mas não instalada, pela Lei nº 7.264, de 29 de março de 2000. Inicialmente, a denominação era Boa Esperança, e para distinguir de município com mesmo nome existente no Paraná, acrescentou-se o termo ‘do Norte’, que geograficamente define a região quanto a sua localização no estado de Mato Grosso.

Com 450 mil hectares de área territorial e população de 7 mil habitantes, a cidade é grande produtora de grãos, com mais de 700 mil toneladas cultivadas em área estimada de 280 mil hectares, ademais a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), destaca que Boa Esperança do Norte conta com cerca de 400 empresas, entre microempresas, MEIs e grandes empresas.

Administrada através de Subprefeitura, a gestão será mantida por Sorriso, até 31 de dezembro de 2024. De acordo com a Resolução nº 2.844 do TRE-MT, o pleito inaugural na nova cidade será para os cargos de prefeito e vice-prefeito, bem como para eleger nove vereadores que assumirão os cargos pela legislatura 2025/2028.



Texto: Larissa Grella, com informações TSE