Autorizada à instituição do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação

Para contribuir com a melhoria de processos, modernização e otimização de recursos e trazer mais agilidade e redução de custos na gestão municipal, o Parlamento Municipal apreciou o Projeto de Lei (PL nº 04/2025) de autoria do Executivo que abre crédito especial no valor de R$ 667.253 mil destinado a custear despesas da Secretaria Municipal Coordenação, Planejamento Urbano e Inovação.

A proposta altera a nomenclatura e competência do Departamento da Central de Informática e Cargos para instituir o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação. De acordo com o texto é crescente a demanda por melhorias quanto às novas tecnologias adotadas pelo município, e a estruturação de um departamento voltado para as funções de manutenção de equipamentos e de ações dedicadas ao aprimoramento da prestação do serviço público tornará efetiva a política de inovação no município, para o desenvolvimento de programas e projetos que possibilitarão a gestão mais eficiente dos recursos destinados à diferentes áreas por meio de inovação e tecnologia.

Contudo o novo departamento prevê dentre as diretrizes, otimizar e racionalizar o uso dos recursos de infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação, realizando a gestão das aquisições e dos contratos corporativos e ainda, zelar pela segurança no âmbito da tecnologia da informação, por meio do estabelecimento e da garantia de processos, de políticas e de níveis de segurança, da conscientização de usuários e do gerenciamento de riscos.

A matéria apreciada em discussão única foi aprovada por unanimidade, 13 votos favoráveis e segue para sanção do Executivo Municipal.

 

 

 

Texto: Larissa Grella - ASCOM/CM - Jornalista (MTB-2257/MT)