Aprovado PL que declara Romaria Tributo e Gratidão à Nossa Senhora de Aparecida a Patrimônio Cultural e Imaterial de Tangará da Serra
O Parlamento Municipal aprovou em Sessão Ordinária realizada na terça-feira, 25 de fevereiro, o PL nº 21 de 2025, de autoria do vereador Professor Sebastian, que declara a Romaria Tributo e Gratidão à Nossa Senhora de Aparecida Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Tangará da Serra.
O texto da propositura defende que a cultura de romaria cumpre todos os requisitos legais para a patrimonialização ao citar seu importante legado histórico-religioso. A Romaria Tributo e Gratidão à Nossa Senhora de Aparecida, em especial, recebe a presente homenagem devido a sua pioneira atividade religiosa no município. Criada em 2019 por um grupo de amigos, a peregrinação fez o trajeto de Santo André-SP até o Santuário de Aparecida, localizado na famosa cidade homônima, um percurso de 200 km que durou 5 dias. Ao retornar da viagem, o grupo sentiu que aquela experiência poderia ser trazida a nossa região, dando a oportunidade aos milhares de católicos devotos de Nossa Senhora de vivenciar momentos únicos.
No primeiro ano de peregrinação (2020), a romaria contou com a ajuda da comunidade tangaraense para a reforma de um simbólico espaço religioso, o altar com a imagem de Nossa Senhora no início da serra de Deciolândia na MT-480, localizada na estrada que liga Tangará da Serra à Deciolândia. As doações foram destinadas à confecção de uma grande imagem de Nossa Senhora de Aparecida, que seria instalada na pedra no lugar da antiga, e à revitalização do espaço, que agora contaria com calçamento, estacionamento e um pequeno altar onde seria colocada a imagem anterior. Ao todo, a peregrinação contou com a presença de 800 devotos vindos de várias cidades de Mato Grosso, que realizaram o trajeto de Tangará da Serra até a Pedra da Santa.
Com o sucesso do primeiro ano e o clamor dos fiéis por mais eventos, o grupo se viu com a missão de continuar a organizar as peregrinações. Em 2021, graças à solidariedade e apoio da comunidade, foi construída uma arquibancada de cimento na lateral do altar. Essa e várias outras melhorias fizeram do segundo evento um sucesso ainda maior, contando dessa vez com a presença de 1200 fieis vindos de cidades de Mato Grosso e de estados vizinhos.
Nos anos que se seguiram, a Romaria cresceu exponencialmente tanto em número de participantes quanto em estrutura, com a construção de espaços de descanso para os peregrinos, capelas em pontos estratégicos para oração, instalação de redes de água e energia para o conforto dos fieis e até um pequeno templo, onde são realizadas as missas no período da Romaria e em eventos religiosos ocorridos durante o ano.
O PL que declara a Romaria Tributo e Gratidão à Nossa Senhora de Aparecida Patrimônio Cultural e Imaterial de Tangará da Serra foi aprovado por unanimidade, com 13 votos favoráveis e agora segue para sanção do Executivo Municipal.
Faynystton Missio - Assistente de Imprensa