ANP faz prospecção sísmica na região. Caminhões devem passar por Tangará nos próximos 20 dias

Hélio da Nazaré (PSD) recebeu esta semana em seu gabinete o permissor Cícero Almeida, da empresa Global Serviços Geofísicos contratada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) para realizar serviços de prospecção sísmica na Bacia Sedimentar dos Parecis, em Mato Grosso e Rondônia. A equipe, que atualmente está numa estrada municipal em Nova Marilândia, seguirá pela MT 160 passando por Arenápolis, Denise, Alto Paraguai e, depois, por Santo Afonso seguindo pela MT 240 até Tangará da Serra, passando pelo o Anel Viário, dirigindo-se a Campo Novo do Parecis pela MT 358.

“A informação que recebemos é de que a empresa contratada pela ANP deve chegar a Tangará da Serra nos próximos 20 dias. São veículos grandes de pesquisa que, com certeza, serão vistos pela nossa população nas rodovias então, por esta razão, eles se adiantam esclarecendo dúvidas e deixando todos a par do que está sendo feito. E nossos votos são de que as pesquisas nos tragam boas notícias para a região e, de preferência, para Tangará da Serra”, afirma o presidente da Câmara Municipal, vereador Hélio da Nazaré.

Segundo Cícero Almeida, da Global Serviços Geofísicos, a chegada a Tangará pode ser adiada conforme a situação climática. Ele conta que por questões de segurança os trabalhos não são realizados em dias nublados ou chuvosos. No total, são 10 caminhões pesando cada um mais de 29 toneladas. Cada caminhão, medindo 10 metros de comprimento por 3,40 de largura. Antes da passagem dos veículos, as rodovias são sinalizadas e recebem estacas contendo sensores que vão registrar atividade sísmica de reflexão bidimensional terrestre utilizando tecnologia de vibroseis.

O objetivo do estudo sísmico é obter informações das camadas de rochas em subsuperfície utilizando emissão e registro de ondas acústicas de baixa energia – ondas sísmicas produzidas pelos caminhões através de sistema Pré Stack Time Migration e Post Stack Time Migration de 142.000 pontos de vibração sísmica de reflexão bidimensional, conforme resolução da ANP.

A pesquisa é contratada pelo Governo Federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para conhecimento geológico com interesse na exploração de hidrocarbonetos – petróleo e gás natural. Após a passagem da equipe pelos municípios, a empresa emite documento de vistoria e avaliação de danos – no caso de constatação de dano em alguma propriedade, em função da produção das vibrações sísmicas emitidas pelos veículos – o documento serve de base para a fixação de indenização. Apesar de considerar a possibilidade de danos, a empresa adianta que os riscos são mínimos.

DADOS – Os dados coletados são de propriedade do Governo Federal e ficam em posse da ANP, que pode divulgá-los no prazo de dois anos a partir da coleta. Depois desse prazo, as informações também podem ser requisitadas pelas autoridades locais.