Rua D no Jardim Tarumã será nominada 'Rua Domingos Pegnoratto’, a fim de homenagear o cidadão
O Projeto de Lei nº 56/2023 propôs, nesta terça-feira, 12 de dezembro, durante a 43ª Sessão Ordinária, a alteração do nome da Rua D para Rua Domingos Pegnoratto, a fim de homenagear o cidadão falecido em 2017.
O texto de autoria do Legislativo foi proposto pela vereadora Elaine Antunes (PODE). Em justificativa, a parlamentar destaca que o paranaense, nascido em Loanda, se mudou com a esposa Regina de Lima, em 1962 para a cidade e juntos desbravaram essa terra. Moraram em chácara próximo à antiga Vila Goiânia, hoje denominado Jardim Goiás e seu primeiro trabalho aqui, foi ajudar na abertura da estrada do Bigode, que liga os municípios de Tangará e Santo Afonso, atualmente a MT-240.
“Logo depois resolveu se mudar para Comunidade São José, e lá trabalhou por muito tempo na lavoura para conseguir o sustento de sua família que viera a aumentar, pois tiveram mais três filhos. Foi motorista de caminhão e carreta, o que lhe rendeu a aquisição de uma carroça arriada com uma mula baia, e trabalhou de carroceiro por 20 anos para levar a sustento da família para casa”.
Domingos Pegnoratto morou por 55 aos em Tangará da Serra, e ficou conhecido na cidade pela profissão de carroceiro ao qual exercia com humildade, empatia, amizade e amor. Partiu em julho de 2017 deixando muitas saudades aos familiares e amigos. O projeto aprovado por unanimidade, 13 votos favoráveis, segue para sanção do Executivo e se torna lei a partir da publicação no Diário Oficial do Município. Confira a biografia de Domingos Pegnoratto.
JUSTIFICATIVA
Domingos Pegnoratto
*01/05/1937 +17/07/2017
Domingos Pegnoratto, nasceu em 01 de maio de 1937, no município de Loanda Estado do Paraná. Casou se Regina de Lima, e lá nasceu a primeira filha fruto desse matrimônio.
Em 1962 resolveram se mudar para Tangará da Serra, aonde chegaram no dia 11 de maio de 1962, desbravando este município, com sua esposa e filha.
Assim que chegou a Tangará, Domingos e sua família foram morar em uma chácara próxima à antiga Vila Goiânia, hoje denominado Jardim Goiás. Seu primeiro trabalho no Município foi ajudar na abertura da estrada do Bigode que liga os município de Tangará e Santo Afonso, hoje é a MT-240. Sobreviveu a malaria, doença que era muito acometida as pessoas nessa época.
Logo depois resolveu se mudar para Comunidade São José, e lá o Senhor Domingos Pegnoratto trabalhou por muito tempo na lavoura para conseguir o sustento de sua família que viera a aumentar, pois tiveram mais três (3) filhos.Com o passar do tempo, o Senhor Domingos conversou com sua esposa e filhos, resolvendo a se mudarem para a cidade, onde foi morar na antiga Vila São Pedro, hoje denominado Jardim Acácia.
Domingos Pegnoratto, homem temente a Deus, começou a frequentar a Igreja Congregação Cristã do Brasil.Foi motorista de caminhão e carreta, o que lhe rendeu a aquisição de uma carroça arriada com uma mula baia, e trabalhou de carroceiro por 20 anos para levar a sustento da família para casa.Senhor Domingos veio a falecer no dia 17 de julho de 2017, exercendo a função de carroceiro a qual fazia com humildade, empatia, amizade, e amor.
Este é um breve relato da vida de Domingos Pegnoratto, que partiu deixando muitas saudades aos familiares e amigos.Diante o exposto, nada mais justo que homenagear essa pessoa que residiu por 55 anos em Tangará da Serra, e teve sua importância para o município, nominando para Domingos Pegnoratto, a Rua D no Jardim Tarumã.