José Miguel Martin é homenageado com nominação da ‘Rua J’ no Bairro Jardim Tarumã

A Rua J, localizada no Bairro Jardim Tarumã será nominada ‘José Miguel Martin’ em homenagem ao cidadão falecido em 2015. A homenagem proposta através do Projeto de Lei (PL nº 29/2024), do Poder Legislativo, ocorreu na última terça-feira (15) durante a 35ª Sessão Ordinária.

O PL de autoria da vereadora Elaine Antunes (PL) visa valorizar a contribuição do cidadão paulista, natural de Murutinga do Sul -SP, que em meados de 1987, mudou-se com a esposa Evanir Ayala Meneguette Martin e as filhas Andréa, Fabiana e Michelle para Tangará da Serra, fizeram o percurso de 1,350 Km em um Corcel II, e trouxeram na bagagem, muitos sonhos, além de uma televisão, uma caixa de panelas com algumas trocas de roupas e ainda os dois animais de estimação da família.

“Ao chegar à cidade, trabalhou na Imobiliária Tatão, auxiliando na abertura de diversos loteamentos na cidade, entre eles o Jardim Santiago (hoje Jardim Horizonte). Pouco tempo depois conheceu o prefeito municipal. Sr. Antônio Porfírio de Brito, que o convidou para trabalhar na prefeitura municipal, inicialmente com contrato temporário. Em 1988 prestou concurso para fiscal de tributos e foi aprovado, passando a fazer parte da equipe de fiscalização municipal, onde atuou até sua aposentadoria, em 2010”.

Figura popular, bastante conhecida no município, José Miguel, comprometido em servir a população, se orgaulhava em ser servidor público, desenvolveu carreira com muito empenho e dedicação, capacidade que o tornou coordenador da fiscalização pela habilidade em atuar junto aos colegas de trabalho e aos empresários da cidade, seu objetivo era melhorar os índices tributários do município. José Miguel também foi muito atuante nas causas sociais, trabalhava ativamente nas associações de bairros, em especial da Vila Horizonte, comunidade onde morava, e ainda contribuiu para a fundação do Conselhos das Associações (Contac).

“Em julho de 1989 mudou-se com a família para o Bairro Tarumã, que nesta época era a conhecida COHAB, permanecendo no bairro por mais de 20 anos, sempre no mesmo endereço da Rua 30, até a sua morte em abril de 2015”.

José Miguel amava Tangará da Serra e sempre destacava o orgulho em ser tangaraense de coração. O projeto aprovado em discussão única foi aprovado por 12 votos favoráveis, e segue para sanção do Executivo. Confira a biografia de José Miguel Martin.

JOSÉ MIGUEL MARTIN

*01/07/1947          +23/04/2015

José Miguel Martin nasceu em 01/07/1947 na cidade de Murutinga do Sul, Estado de São Paulo. Filho de Antônio Martins e Rosa Calestini Martins cresceu em uma família com 05 (cinco) irmãos. Ainda criança mudou-se para Andradina-SP.

Em 1971, aos 24 anos, casou-se com Evanir Ayala Meneguette Martin e tiveram 03 (três) filhas: Andréa, Fabiana e Michelle. Mais tarde, já em Tangará da Serra, tiveram o privilégio de ganhar uma afilhada que cresceu como filha, Marcela. Após desenvolver carreira bancária em São Paulo-SP e Araçatuba-SP, retornou para Andradina-SP e em meados de 1987, José Miguel, por intermédio de um primo, conheceu as histórias da promissora cidade em desenvolvimento no Mato Grosso: Tangará da Serra. Ele então fez a viagem de 1350 km, de Andradina-SP a Tangará da Serra, e se encantou com a próspera cidade. Assim, pouco tempo depois, a família estava a caminho de Tangará da Serra.

Mudou-se para Tangará da Serra em um Corcel II e além de muitos sonhos, trouxeram na bagagem uma televisão, uma caixa de panelas com algumas trocas de roupas e ainda seus dois animais de estimação. Ao chegar à cidade, trabalhou na Imobiliária Tatão, auxiliando na abertura de diversos loteamentos na cidade, entre eles o Jardim Santiago (hoje Jardim Horizonte). Pouco tempo depois conheceu o prefeito municipal. Sr. Antônio Porfírio de Brito, que o convidou para trabalhar na prefeitura municipal, inicialmente com contrato temporário. Em 1988 prestou concurso para fiscal de tributos e foi aprovado, passando a fazer parte da equipe de fiscalização municipal, onde atuou até sua aposentadoria, em 2010.

Foi uma figura bastante conhecida no município e se orgulhava muito de sua função de servidor público, desenvolvendo sua carreira com muito empenho e dedicação. Por diversos anos foi Coordenador da Fiscalização e possuía ótima capacidade em atuar junto aos colegas bem como aos empresários da cidade. Sentia grande satisfação em melhorar índices tributários do município.

José Miguel também foi muito atuante nas causas de melhoria da cidade, atuando ativamente nas associações de bairros, em especial da Vila Horizonte, bairro onde morava além de ajudar na fundação do Contac - Conselhos das Associações. Em julho de 1989 mudou-se com a família para o Bairro Tarumã, que nesta época era a conhecida COHAB, permanecendo no bairro por mais de 20 anos, sempre no mesmo endereço da Rua 30. José Miguel amava Tangará da Serra e sempre dizia que tinha orgulho em ser “tangaraense”.

Infelizmente em abril de 2015 José Miguel Martin faleceu, após passar mal durante uma viagem de férias. Ele precisou de atendimento durante um voo comercial e permaneceu internado por 30 dias na cidade de Guarulhos-SP. Seu estado de saúde se agravou e em 23/04/2015 teve uma hemorragia digestiva que lhe causou a morte. Como era de sua vontade, seu velório e sepultamento ocorreram em Tangará da Serra, cidade que ele vivia e amava.